Higiene e Saúde no Trabalho
De acordo com o quadro normativo vigente (Lei n.º 102/2009) todos os empregadores são obrigados a organizar os serviços de Higiene e Segurança no Trabalho, por forma a abranger todos os que lhe prestam serviço, assim como a si próprio. De acordo com o diploma regulador isto aplica-se a todos os empregadores independentemente do ramo de actividade e número de colaboradores.
A organização dos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho para além de cumprir com os requisitos legais contribui para:
o Redução de acidentes de trabalho;
o Redução do risco de doenças profissionais;
o Redução do absentismo;
o Redução das despesas com seguros;
o Aumento de produtividade;
o Aumento da motivação e satisfação profissional dos colaboradores;
o Melhoria da imagem e credibilidade da empresa;
o Garantia de excelência.
A CERTIQUAL é uma empresa de prestação de serviços externos nas áreas da Higiene e Segurança no Trabalho, dispondo dos serviços de higiene e segurança no trabalho.
Oferecemos um serviço de Higiene e Segurança no Trabalho que consiste num processo continuado e interactivo de verificação e implementação de condições que favoreçam o bem estar dos seus trabalhadores nos locais de trabalho, tendo em vista o seu bom desempenho profissional, bem como a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, melhoria da qualidade e aumento da produtividade, adaptando o trabalho ao homem e este à sua função.
Este serviço é efectuado por Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho e o processo baseia-se na consolidação de um conjunto de instrumentos de verificação das condições de trabalho, na apresentação de medidas correctivas e implementação das mesmas.
Alguns serviços prestados pela CERTIQUAL no âmbito da higiene e segurança no trabalho:
o Informação técnica, na fase do projecto e de execução, sobre as medidas de prevenção relativas às instalações, locais, equipamentos e processos de trabalho;
o Identificação e avaliação dos riscos para a higiene e segurança no local de trabalho e controlo periódico das avaliações efectuadas da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos.
o Análise dos acidentes de trabalho e doenças profissionais;
o Estudo e adaptação de postos de trabalho a deficientes;
o Estudo e análise da adaptação funcional aos postos de trabalho - Estudos ergonómicos;
o Levantamento de necessidades de sinalética de segurança a aplicar nos locais de trabalho;
o Avaliação do risco de incêndio e levantamento das necessidades e aplicação dos meios de primeira intervenção em caso de incêndio (Extintores) e elaboração de mapa de manutenção;
o Organização dos meios destinados á prevenção e protecção, colectiva e individual, e coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente;
o Selecção dos equipamentos de protecção individual;
o Pesquisa e elaboração do dossier de legislação aplicável ao sector de actividade;
o Planeamento da prevenção, integrando, a todos os níveis e para o conjunto de actividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção;
o Elaboração de um programa de prevenção de riscos laborais;
o Informação e formação sobre os riscos para a segurança e saúde, bem como as medidas de prevenção e protecção;
o Coordenação das inspecções internas sobre o grau de controlo e sobre a observância das normas e medidas de prevenção nos locais de trabalho;
o Estudos sobre a organização dos espaços de trabalho e definição das exigências dimensionais de mobiliários e de outros meios de trabalho;
o Informação periódica à Administração/ Gerência das características da sinistralidade da empresa.