Higiene e Saúde no Trabalho

De acordo com o quadro normativo vigente (Lei n.º 102/2009) todos os empregadores são obrigados a organizar os serviços de Higiene e Segurança no Trabalho, por forma a abranger todos os que lhe prestam serviço, assim como a si próprio. De acordo com o diploma regulador isto aplica-se a todos os empregadores independentemente do ramo de actividade e número de colaboradores.

A organização dos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho para além de cumprir com os requisitos legais contribui para:

o   Redução de acidentes de trabalho;

o   Redução do risco de doenças profissionais;

o   Redução do absentismo;

o   Redução das despesas com seguros;

o   Aumento de produtividade;

o   Aumento da motivação e satisfação profissional dos colaboradores;

o   Melhoria da imagem e credibilidade da empresa;

o   Garantia de excelência.

A CERTIQUAL é uma empresa de prestação de serviços externos nas áreas da Higiene e Segurança no Trabalho, dispondo dos serviços de higiene e segurança no trabalho. 

Oferecemos um serviço de Higiene e Segurança no Trabalho que consiste num processo continuado e interactivo de verificação e implementação de condições que favoreçam o bem estar dos seus trabalhadores nos locais de trabalho, tendo em vista o seu bom desempenho profissional, bem como a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, melhoria da qualidade e aumento da produtividade, adaptando o trabalho ao homem e este à sua função.

Este serviço é efectuado por Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho e o processo baseia-se na consolidação de um conjunto de instrumentos de verificação das condições de trabalho, na apresentação de medidas correctivas e implementação das mesmas.

Alguns serviços prestados pela CERTIQUAL no âmbito da higiene e segurança no trabalho:

o   Informação técnica, na fase do projecto e de execução, sobre as medidas de prevenção relativas às instalações, locais, equipamentos e processos de trabalho;

o   Identificação e avaliação dos riscos para a higiene e segurança no local de trabalho e controlo periódico das avaliações efectuadas da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos.

o   Análise dos acidentes de trabalho e doenças profissionais;

o   Estudo e adaptação de postos de trabalho a deficientes;

o   Estudo e análise da adaptação funcional aos postos de trabalho - Estudos ergonómicos;

o   Levantamento de necessidades de sinalética de segurança a aplicar nos locais de trabalho;

o   Avaliação do risco de incêndio e levantamento das necessidades e aplicação dos meios de primeira intervenção em caso de incêndio (Extintores) e elaboração de mapa de manutenção;

o   Organização dos meios destinados á prevenção e protecção, colectiva e individual, e coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e iminente;

o   Selecção dos equipamentos de protecção individual;

o   Pesquisa e elaboração do dossier de legislação aplicável ao sector de actividade;

o   Planeamento da prevenção, integrando, a todos os níveis e para o conjunto de actividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção;

o   Elaboração de um programa de prevenção de riscos laborais;

o   Informação e formação sobre os riscos para a segurança e saúde, bem como as medidas de prevenção e protecção;

o   Coordenação das inspecções internas sobre o grau de controlo e sobre a observância das normas e medidas de prevenção nos locais de trabalho;

o   Estudos sobre a organização dos espaços de trabalho e definição das exigências dimensionais de mobiliários e de outros meios de trabalho;

o   Informação periódica à Administração/ Gerência das características da sinistralidade da empresa.