O sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é um instrumento de auxílio a todos os operadores de empresas do sector alimentar (panificação, pastelaria, confeitarias, gelataria, restauração, distribuição e retalho, hotelaria, escolas, lares, etc) para alcançar padrões mais elevados de segurança de géneros alimentícios. Este é um sistema de análise de perigos e pontos críticos sendo fundamentado e reconhecido internacionalmente como ferramenta de gestão de segurança alimentar.
É um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir a ocorrência de potenciais problemas durante operações com alimentos.
Isto é conseguido através da avaliação dos perigos inerentes ao produto ou ao processo, seguido da determinação dos passos necessários para o controlo dos perigos identificados.
No essencial, o HACCP é um sistema de identificação e monitorização de perigos alimentares específicos, biológicos (bactérias, fungos, vírus e parasitas), químicos (toxinas bacterianas e micotoxinas) ou físicos (areias, vidro, fragmentos metálicos e das embalagens utilizadas), que podem afectar negativamente a segurança dos produtos alimentares.
A Actuação em 3 fases
1ª. Pré-requisitos
Manual de Boas Práticas de Higiene e Fabrico
Formação Básica para Manipuladores de Alimentos
Planos de Limpeza e Higienização de Equipamentos e Instalações
Controlo de Pragas
Cadernos de Encargos para Fornecedores
2ª. Implementação do Plano
1. Definição do âmbito do estudo
2. Selecção da Equipa HACCP
3. Descrição do(s) produto(s) e do processo(s)
4. Identificação do uso pretendido do produto
5. Elaboração do Fluxograma da cadeia de fornecimento
6.Identificação dos perigos e das suas medidas preventivas
7. Identificação dos Pontos Críticos de Controlo (PCC)
8. Estabelecimento dos limites críticos para cada PCC
9. Estabelecimento de um sistema de monitorização para cada PCC
10. Estabelecimento de acções correctivas
11. Verificação do Sistema
12. Estabelecimento de registos e documentação
13. Revisão do sistema
3ª. Manutenção do Sistema
Auditorias de 3ª parte
Planos de Amostragem
Formação especializada
Optimização de Processos
Avaliação de Riscos
"Cliente Mistério"
A Certiqual assegura a todos os seus cliente todo o apoio necessário à implementação do Sistema de Segurança Alimentar, procedendo à Gestão da Legislação aplicável, diponibilização de Ficheiros Informáticos para Gestão de Reclamações e Controlo de Entrada e Saída de Produtos, entre outros, elaboração Fichas Técnicas do Produto Acabado, apoio na Concepção da Rotulagem.
A Certiqual disponibiliza ainda apoio na concepção de projectos de aquitectura de indústria alimentares, cooperando com gabinetes de arquitectura e engenharia civil.